O que é Terrorismo?

terrorismoO termo terrorismo é derivado de “terror”, conceito largamente empregado no estudo das relações internacionais, pautado em ações de cunho violento seja psicológico ou físico, contra o Estado ou as populações. O surgimento do termo ganhou vigor, após a segunda guerra mundial, a fim de destacar os grupos separatistas e nacionalistas em meados da década de 40.

Antes de mais nada, convém aclarar os principais tipos de terrorismos e seus desdobramentos, a saber:

Terrorismo Indiscriminado

O próprio nome já indica, que nesse caso de terrorismo não existe um alvo específico, caracterizado dessa maneira, por uma revolta e a necessidade de ações violentas contra a população, por exemplo, depositar bombas em latas de lixo, cafés, cinemas, metrôs e outros locais públicos, a fim de chamar atenção do governo e propagar o temor na população.

Terrorismo Seletivo

Nesse caso, há um alvo específico e suas ações são principalmente pautadas na chantagem, tortura, terror psicológico, dentre outros. Um notório exemplo desse tipo de terrorismo é o grupo estadunidense protestante e racista Ku Klux Klan (KKK), fundado em 1865.

Terrorismo Comunal

Chamado também de Terrorismo Comunitário, esse tipo de terrorismo é caracterizado pelo “terror coletivo” pautado no terrorismo que “vem de baixo”, ou seja, a própria população civil intervêm diretamente contra outras, sem consenso do Estado ou das autoridades. Não obstante, o terrorismo comunal é caracterizado por manifestações e atentados desordenados.

(continua…)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s